De acordo com a Teoria das Supercordas existem pelo menos dez dimensões, pese embora a Teoria-M sugerir existirem onze e a Teoria das Cordas Bosónicas prever vinte e seis.
No entanto, como afirma Mithu Kako, a matemática para doze dimensões é aceitável, mas para mais do que isso transforma-se num pesadelo, pelo que muitos acreditam que o limite para as dimensões da realidade sejam doze.

Mas o  que são as dez dimensões?

As primeiras quatro dimensões são aquelas com que lidamos diariamente. Qualquer objecto num Universo tridimensional terá o comprimento, primeira dimensão, a altura, segunda dimensão, a profundidade, terceira, e estará localizado num ponto do tempo, quarta dimensão.

Mas então, o que seriam as outras dimensões?

A física responde da seguinte maneira:

-Quinta dimensão: Um Universo paralelo bastante semelhante ao nosso em que seria possível medir pequenas diferenças entre ambos.

-Sexta Dimensão: Um plano de Universos paralelos que tiveram origens iguais, mas evoluções ligeiramente diferentes.

-Sétima dimensão: Um plano mais complexo e expandido de Universos que a sexta dimensão, incluindo universos com origens completamente distintas

-Oitava Dimensão: Um plano de todos os possíveis universos, cada um com diferentes origens, e a expandir-se até ao Infinito.

-Nona dimensão: Todos os possíveis universos em todas as condições possíveis e todas as leis da física possíveis

-Décima dimensão: a infinitude de todas as possibilidades.

Quando mencionei, há algum tempo, a possibilidade de seres quadridimensionais referia-me apenas a dimensões de espaço. Portanto, assumindo a quinta dimensão como quarta dimensão espacial, haverá um mundo Universo paralelo ao nosso apenas com pequenas diferenças mensuráveis. Alguns cientistas propõem que, por exemplo, a matéria negra será um estado normal de matéria que apenas está invisível porque se encontra noutra dimensão da realidade onde não é tocada pelas frequências de luz da nossa. No entanto a sua influência a nível gravítico é inegável, sendo esta a razão pela qual o Universo estará ainda em expansão em vez de contracção.

4 comentários:

  1. É complexo demais, mesmo à terceira leitura, não se fez luz :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-a perfeitamente.
      Também estou um bocado a tentar perceber bem os conceitos, mas ao que parece a cada dimensão é aumentado um nível de complexidade ao universo.
      Ou seja, a 5a dá-nos um mundo paralelo extraordinariamente semelhante e com as mesmas leis físicas, o 6º dá-mos o anterior mais uma infinidade de mundos paralelos muito semelhantes com as mesmas leis físicas, a 7ª todos os da sexta mais uma de Universos completamente distintos com leis físicas distintas, a 8ª dá-nos todas as possibilidades da 7ª a expandir-se até ao infinito, A 9ª todas as possibilidades de existência e a 10ª absolutamente tudo até ao infinito.
      Ou seja, poderão existir infinitas cópias de si em infinitos universos, que podem ter uma vida diferente apenas em detalhes ou fazer de si alguém completamente diferente, ou até algo que nada tem a ver com a realidade como a conhecemos, razão pela qual, se as hipóteses são infinitas, tudo o que postulamos como mera hipotese, todas as ficções, tudo o que foi, é ou será terá existência algures, ainda que à parte da nossa existência.

      Confuso mas fascinante.

      Eliminar
  2. Fascinante sem duvida!
    Só de imaginar que existe a possibilidade de existirem não só uma, mas várias cópias de mim em outros mundos paralelos, e isto a repetir-se com todos os seres... deixa-me com a sensação de um "nó" cerebral ao tentar perceber todos estes conceitos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garanto-lhe que me acontece o mesmo.

      Eliminar