Há muito que acho que é precisa uma revolução!
O sistema em que vivemos está inquinado, somos governados por quem não escolhemos ao sabor dos interesses económicos das grandes corporações, debaixo de uma ilusão de democracia.
As corporações compram os políticos que usam o dinheiro para se dar visibilidade e assim serem eleitos, com o voto popular, não para defender os interesses dos eleitores, mas sim de quem pagou para eles serem visíveis. A defesa dos interesses dos eleitores acaba no momento em que fecham as urnas e os votos estão contados.

É precisa uma revolução sim.

Mas não precisamos de uma revolução anti-sistema! O sistema, em si, tem boas bases e, acredito, foi concebido cheia de boas intenções. O problema é a maneira como foi subvertido, debaixo dos narizes de todos e sem que quase ninguém levantasse ondas, embora seja óbvio o que se passa.
Além disso, uma revolução anti-sistema é sempre difícil e acaba por ser perniciosa. É sempre fracturante e raras vezes se obtêm os resultados desejados.
Aquilo que precisamos é de uma subversão do sistema, uma revolução feita de dentro! Mas, para que isso pudesse acontecer, as pessoas tinham de se unir em torno dos objectivos comuns, tinham que dizer “Basta”! Tinham que dar um murro na mesa, responsabilizar culpados sem estar à espera dez anos para ver resultados num tribunal, ou, mais ainda, ter hipótese de responsabilizar quem toma as decisões!

Quando quem toma decisões sobre a vida de 10.000.000 de pessoas não é responsabilizado pêlos seus actos (e não falo apenas em perder eleições, que isso, no fundo, para muitos até é uma benesse… Quantos ex-governantes estão em lugares de topo de empresas privadas com as quais negociaram directamente enquanto detentores de cargos públicos?), não há grande incentivo para fazer o que a maioria quer!


Uma utopia, dizem alguns!

Olhai para a Islândia, digo eu!

4 comentários:

  1. Então porque não seguir o exemplo da Islândia? Mas será que dos 10.000.000 de pessoas cá do burgo 9.999.000 sabem o que se passa na Islândia?! Não me parece...
    Se calhar o problema está aí, a maioria passou a achar tudo normal! É normal os políticos serem corruptos, é normal roubarem-nos a torto e a direito e por aí fora! Quando acordarmos de facto, e acharmos que nada disto é normal talvez a revolução surja, mas não acredito que esteja cá para ver isso acontecer!

    ResponderEliminar
  2. Verdade :)

    Mas não acha que a revolução terá de ser mais uma subversão de dentro do sistema do que um ataque de fora?

    ResponderEliminar
  3. Somos de brandos costumes, dizem. Já eu digo, somos uma carneirada acéfala, subserviente do "sim senhor doutor" e eles sabem disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...
      ...Brandos costumes e subserviência não deveriam ser confundidos :)

      Eliminar