“Edom” não é somente a palavra para encarnado. Edom foi também um reino ao sul da Judeia, supostamente criado pêlos descendentes de Esaú, que era também chamado de Edom.

Esaú, filho de Isaac e Rebeca e gémeo de Jacó, era peludo - Esaú significa “O Peludo” - e ruivo, razão pela qual era também chamado Edom. Isaac era o único filho de Abraão e Sara, que esteve prestes a ser sacrificado por Abraão como prova da sua fé em YHWH.

Na tradição, as terras de Abraão, que ficavam entre Hebron e Beersheba faziam parte deste reino.
Este reino era conhecido pêlos Gregos por Idumeia, que significa “terra do povo encarnado”.
Ora, sabemos hoje que um ruivo apenas nasce de pais portadores do gene, mesmo que estes não sejam ruivos, o que significaria que Abraão e Sara seriam portadores do gene.

Sabe-se que por volta de 1650 A.C. o poder no Egipto foi conquistado pêlos Hyksos – que significa “Governantes estrangeiros” e que eram também chamados de “Reis pastores” -, um povo de origens mistas que formou a 15ª e 16ª dinastias. Os Egipcios retomaram o poder na 17ªa dinastia com alguns reis Hyksos como seus vassalos até os expulsar, definitivamente por volta 1550 A.C., sendo Khamudi o seu último rei.

Não havendo na história Egípcia uma tradição de escravatura, sendo esta introduzida mais tarde pêlos Gregos e Romanos, e não havendo a mínima prova de que o Êxodo bíblico tenha ocorrido, nem da existência de Moisés, e sendo as datas próximas, terá sido o Êxodo um relato da expulsão dos Hyksos?

Mas a história complica-se mais.

Acredita-se que o Êxodo foi escrito como uma fonte inspiradora aquando da exilio dos Judeus na Babilónia. Significaria isso que teria sido escrito quase mil anos após os acontecimentos e que a história pode ter sido tornada um pouco mais "nacionalista" de maneira a elevar os espíritos dos derrotados Hebreus.
No entanto os registos históricos mostram que as terras de Canaã eram governadas pelo Egipto.

O nome do faraó Tutmosis III aparece nesta altura nos registos. A parecença do nome com Moisés será somente coincidência?
E a parecença entre Jacob e Yakubner?
E o facto de David – que era o mais novo dos irmãos e era curiosamente ruivo – ter reinado por 50 anos na mesma altura em que Psussenes reinou por 50 anos?
E das datas dos reinos de Salomão e Siamun serem quase coincidentes?

E o facto de tantas batalhas levadas a cabo pelo povo judeu coincidirem com batalhas travadas contra os mesmos povos pêlos faraós do Egipto, a começar por Tutmosis III, que liderou campanhas contra os inimigos dos Hyksos depois destes terem deixado o Egipto e se terem estabelecido em Canaã?

Terá sido o templo de Jerusalém mandado construir pelo faraó Siamun para albergar o vaso funerário de Abraão, cujo nome Egípcio era Amenemhet, faraó que não tinha sangue real e que chegou ao poder depois assassinar Mentuhotep? 

4 comentários:

  1. Ai que confusão :-))

    ResponderEliminar
  2. O raciocínio ou a Hipótese?

    ResponderEliminar
  3. Na verdade, quem sou eu, para afirmar que o raciocínio está errado, ou mesmo as hipóteses - Estou completamente a leste dessas histórias mas, que gosto de as ler, lá isso gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom começo. Quem sabe um dia destes não sente a curiosidade por procurar informação mais detalhada acerca de um destes assuntos...

      Eliminar