Mas porquê todas estas perguntas, quando as respostas dificilmente serão encontradas?

Simplesmente porque existem casos que fazem as perguntas ter alguma relevância.

O mapa de Piri Reis, aqui mencionado, é um deles.

O mapa data do século XVI, mais concretamente de 1531 e é uma compilação de mapas anteriores organizada pelo Almirante Otomano Piri Reis.

O Mapa tem as longitudes correctas, embora fosse impossível à data medir longitudes com precisão. Só duzentos anos depois foi inventado o cronómetro que o permitiu.  Mas o flagrante é mostrar a costa da Antárctida como era antes de o continente estar coberto de gelo. Ora, esta informação só foi conseguida na década de 50 do século passado, portanto existir num mapa 500 anos antes é, no mínimo estranho.
O Mapa de Piri Reis não é caso único, havendo uma imensidão de mapas com referências a locais que ainda não teriam sido descobertos na altura em que foram feitos.
Há histórias que afirmam que Colombo usou mapas que estavam guardados no convento dos templários, em Tomar, para chegar ao novo mundo. Esses mapas, dos quais temos conhecimento apenas em segunda mão, uma vez que os cartógrafos indicam a sua existência, mas não chegaram aos nossos dias, provariam por si só a circum-navegação do globo por alguém com a capacidade e tecnologia para os produzir com um grau elevado de precisão muito antes dessa tecnologia emergir.
Mais do que as obras impossíveis feitas em arquitecturas similares espalhadas pelo globo, das quais as pirâmides parecem ser quase uma obsessão, estes mapas antigos imploram uma resposta que ninguém até hoje conseguiu dar.


Há depois também o caso de Cydónia, mas esse é muito mais complexo.


4 comentários:

  1. Pergunta, traz nova pergunta, e creio nunca se chegará a respostas que venham a satisfazer alguém. Haverá sempre o inexplicável, ora por falta de documentação, ou por se duvidar da existentes.

    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já foi dito por aqui, se não se fizer perguntas, como se podem esperar respostas?

      Além disso estas perguntas têm o condão de fazer pensar no que realmente se teria passado.

      Se é verdade que muitas destas perguntas fazem parte de algumas teorias da conspiração, também o é que quando olhamos para os factos, por si só, longe de qualquer teoria, eles são estranhos.
      Como já reparou, não se afirma aqui de forma inequívoca nada que não possa ser afirmado de forma inequívoca. O resto fica à consideração de quem lê, que, eventualmente, formará uma opinião ou não acerca dos assuntos.
      Mas, se muita gente fizer as perguntas, e cada vez há mais gente que percebe a falta de lógica de algumas suposições quando confrontadas com os factos, alguém terá forçosamente de ver as coisas por outro ângulo.
      Porque muitos fizeram a pergunta, geólogos olharam para a Esfinge, e quando o fizeram afirmaram que as marcas de desgaste ne pedra são de chuvas intensas ao longo de um periodo alargado. Mas falamos do Egipto e temos de ir a um passado muito remoto para ter esse tipo de chuvas naquela região. E, supostamente, quando ainda lá chovia assim tinhamos o mesmo nível civilizacional que as tribos do Amazonas que nunca tiveram contacto com a civilização, portanto, construir a Esfinge seria algo muito para além das capacidades tecnológicas.

      Mas o geólogo só lá foi porque alguém perguntou.

      As perguntas são tão importantes como as respostas.
      Para ter a resposta certa é preciso ter a pergunta certa.

      Eliminar
  2. O que é mesmo estranho é a "proibição" da procura pelas respostas!
    Há quem as tenha e sabe-se lá porquê tentam escondê-las a todo custo! Por exemplo a Nasa sabe muito mais do que aquilo que passa cá para fora assim como aqueles que impedem a investigação das piramedes de Visoko!

    Este planeta já foi habitado por civilizações muito mais avançadas do que a nossa e quando a ponta do véu é levantada vêm logo alguém tentar baixá-la porque não deve convir que se saiba que estamos muito longe da evolução que se perdeu há milénios!
    http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2015/06/fotos-revelam-que-moais-da-ilha-de-pascoa-tem-tatuagens.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estatua de Tiwanaku, onde se encontram as portas do Sol e mesmo ao lado de Puma Punko, Sendo as datas atribuídas ao local completamente erráticas, tendo sido atribuídas datas de entre 20.000 A.C até 500 D.C
      http://www.ancient-origins.net/sites/default/files/Statue-from-Tiwanaku.jpg

      Estátuas da ilha da Pascoa (Supostamente feitas por uma população indigena algures entre o ano 500 e 1700 da nossa era - não é curioso estarem com a cabeça coberta por pedra encarnada?)
      http://www.ancient-origins.net/sites/default/files/field/image/Easter-Island-statues.jpg

      Estátua oriunda de Gobekle Tepe (+/- 10800 AC)
      http://www.ancient-origins.net/sites/default/files/styles/large/public/Hands-are-carved-into-the-pillars.jpg?itok=JNkzoVcN

      As posições e posturas são as mesmas. A simbologia é a mesma. Seria muito pensar que representam as mesmas figuras? E se sim, quem eram estas figuras?

      Aquilo que se passa em Visoko, depois do que já lá foi descoberto nos túneis, é flagrante!
      Como é que um governo de um país como a Bósnia não percebe que pode estar sentado em cima da maior mina de ouro turística que o mundo já viu? É que, se falarmos só a nível económico, quias as vantagens que um parque arqueologico monumental arrancado a uma epoca que se desconhece por completo não teriam? Seria assim tão complicado limpar um pedaço de uma das alegadas pirâmides para comprovar, de uma vez por todas, o que está?
      Percebo perfeitamente que Zahi Hawass, quando visitou o local, tenha dito o que disse. Afinal, as implicações para uma importante fonte de receita Egípcia, o turismo, poderia ser afectado pelo facto de se descobrir que a pirâmide de Gizé seria a 2ª maior do mundo.
      Mas não percebo o governo local.

      Eliminar