Quando se fala num Hijab, vem de imediato à cabeça o véu Islâmico.

O véu é mencionado apenas uma vez em todos os versos do Corão.

Não é chamado de Hijab no livro sagrado.

O véu é mencionado porque à altura as mulheres tinham o costume de usar um lenço que era preso na lateral e deixado solto a cair pelas costas. Usavam também túnicas abertas à frente, que deixavam ver os seios desnudos.

O livro diz que as mulheres deveriam usar o véu para cobrir os seios. Nada mais.

No entanto, a palavra Hijab aparece de facto no Corão, mas não se referindo a um véu. Refere-se a algo que separe duas pessoas, como uma parede ou um biombo.

4 comentários:

  1. Pois... mas depois veio outro homem, com outra linha de pensamento e pimba, pôs a coisa a seu jeito. Por isso mesmo, e como já lho disse, esses livros me dizem pouco mais que nada.

    Tarde boa, neste lindo dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite que os livros, seja crente em alguma religião ou não, têm muito para dizer. O problema é o que está mais pensado no texto a seguir.

      Eliminar
  2. Quantas coisas se interpretam actualmente, do Corão e da Bíblia... que não correspondem ao espírito primordial que lhes deu origem...
    Construíram-se grandes catedrais de uma imponência absurda para venerar Deus... que segundo os Evangelhos de São Mateus... está em toda a parte... inclusive debaixo das pedras de um qualquer caminho...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Mas a bíblia continuou a tradição da Torah, e sempre esteve aberta a interpretações. As Midrash eram isso mesmo!
      Já o Corão aforma ser a palavra, não necessitar de correcções, acrescentos, clarificações ou interpretações. O próprio livro afirma as consequências a quem o faz.

      Levando isto em conta, o Islão de hoje não é a religião de Alah! Tal como as igrejas cristãs, por si só ou em conjunto, não são a religião de Cristo!

      Eliminar