Cada vez há um maior desinvestimento na arte.

Há um desinvestimento monetário e um desinvestimento dos próprios artistas.

O desinvestimento dos artistas talvez nasça do contexto cultural dominante. Já o desinvestimento monetário, ou por outra, para onde é canalizado o investimento monetário, terá pouco de inocente. Basicamente, o investimento cria o contexto cultural.

Mas aquilo que deveríamos perguntar é porque é que interessa criar um contexto cultural onde a arte se transforma apenas num repisar de formulas gastas ao longo do tempo, em vez de ser o acto de criação por excelência?

A minha opinião pessoal é que é por isso mesmo. A Arte é um acto de criação a partir do nada ou um acto de recriação de algo existente a partir de uma perspectiva pessoal.
Sendo um acto de criação, é algo que desperta no ser humano a centelha do divino, algo que nos eleva acima do animal. O acto de criação é o único que realiza por inteiro. Nenhum outro acto tem esse poder. E a criação pode ser artística ou não…

…mas a arte faz pensar, faz evoluir, põe em causa os paradigmas existentes, é contra corrente, é rebelde, mas com causa,…

…é perigosa para os poderes estabelecidos, que não vêem com bons olhos o facto de as pessoas poderem, de um momento para o outro, começar a questionar e a pôr em causa aquilo que não convém ser questionado nem posto em causa!

A arte aproxima-nos mais de Deus, e por isso eleva-nos acima da Humanidade, tornando-nos, fazendo-nos realizar, ao mesmo tempo, o potencial que temos como seres humanos e como seres divinos!

1 comentário:

  1. Quando o mundo desinveste nas pessoas, qual a dúvida em desinvestir na arte?

    Boa tarde, Sô Ponto

    ResponderEliminar