A dor e o sofrimento são algo de inescapável.

Sejam físicos, por vezes aqueles com que é mais fácil lidar, ou psicológicos, os mais complicados, a dor e o sofrimento são algo que está presente de forma diária nas vidas de todos os seres.
É tão importante que a maioria das religiões os celebram enquanto algo de purificador para a alma!

A dor não purifica ninguém. O sofrimento não salva ninguém.

Mas a dor e o sofrimento podem ser a perdição do ser.

Quando um ser se agarra eles e não os ultrapassa a sua alma adoece e por vezes o corpo também. Alguém que se agarra ao sofrimento como ultimo recurso para sentir a presença de alguém que partiu – seja para outro lugar, para outra realidade ou simplesmente porque deixou de estar presente – acaba por envenenar o seu próprio espírito.

A dor pode purificar. O sofrimento pode salvar.

Mas não a dor ou o sofrimento por si, mas sim a maneira como o ser os encara, aceita e transcende, ou se deixa amarrar e ficar refém deles.

A dor e o sofrimento são inescapáveis. Não podem, sequer, ser contornados.

Mas é escolha de cada um, depois de alcançado por eles, ultrapassá-los ou ser ultrapassado.

2 comentários:

  1. Verdade!

    A dor e o sofrimento, seja ele físico ou não, está presente em todos os seres vivos sejam eles humanos, animais ou plantas.

    Duas situações concretas fora do eixo humano que pude observar:

    - tive em tempos uma planta (que não me lembro do nome e nunca mais encontrei nenhuma especie da mesma) que eu tratava com todo o carinho com que trato as minhas plantas (que a maioria que tenho em casa já me acompanham há mais de 25 anos) e essa especificamente, numa altura que fui de ferias, apesar de ter sido tratada como foram todas as outras por outra pessoa quando regressei já não a consegui salvar :( ... quem ma tinha oferecido tinha me alertado que era uma planta muito sensível que se "apegava" muito a quem tratava dela e sinceramente, na altura não acreditei mas depois comprovei-o!

    - outra situação (e como esta são conhecidos exemplos no mundo inteiro) na minha terra havia um senhor que vivia sozinho com o seu um cão. Quando faleceu o cão nunca mais saiu do cemitério e apesar de as pessoas lá irem dar-lhe comida e água, acabou por falecer pouco tempo depois de tristeza por falta do dono!

    A dor e o sofrimento é comum a todos os seres assim como a forma de lidar com eles, sejam plantas animais ou pessoas!

    O que também não deixa de ser verdade é que a "falta" de dor e sofrimento também existe ...o que me leva a pensar que quem não sente sejam seres incompletos na sua essência!
    Será ?

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o excelente comentário.

    Creio que se engana num ponto:

    "A dor e o sofrimento é comum a todos os seres assim como a forma de lidar com eles, sejam plantas animais ou pessoas!"

    A dor e o sofrimento são comuns a todos, é certo, mas a forma de lidar não!

    Enquanto nos animais irracionais os sentimentos são preponderantes, o Homem tem um travão racional.
    Lidar com os sentimentos é uma aprendizagem que qualquer humano tem ao longo da vida. Quer a personalidade inata, quer circunstâncias vividas, ou mesmo clínicas, podem alterar radicalmente a maneira como se processam, entendem e exteriorizam esses sentimentos.

    Não existirá portanto a falta de sentimentos, antes uma inabilidade de lidar com eles, de os reconhecer, ou até de os exteriorizar, o que pode levar até a consequências graves, como depressões.

    Mas creio, pelo que entendi, que se refere em parte à falta de empatia, cada vez mais presente à medida que cada ser humano se torna uma ilha digital. A incapacidade de perceber o que o outro vai sentir quando tomamos uma determinada atitude.
    Talvez esta falta de empatia se deva ao facto de a humanidade se centrar cada vez mais no ego em detrimento da comunidade. Como disse acima, lidar com os sentimentos é uma aprendizagem continua e a sociedade potencia cada vez mais essa falta de empatia e o alheamento.

    Sinal dos tempos?

    ResponderEliminar