A redenção é o que liberta da culpa através do perdão.

E o sentimento de culpa é tão poderoso que há religiões inteiras fundadas em cima dele. Fazer alguém sentir-se culpado é passa-lo, de imediato, para um patamar de inferioridade.

E no entanto, a culpa, a par do binómio amor/ódio, são, talvez, os sentimentos mais poderosos que um ser pode sentir.

É por causa destes dois sentimentos que a maior parte da arte existe, tentando representar a alma humana. A arte é a materialização da beleza dos sentimentos do artista, seja qual for o meio de expressão.No entanto não há nenhuma arte que o consiga fazer.

A arte apenas consegue apresentar fragmentos da alma humana, nunca a sua totalidade. Através da arte podemos apreciar a beleza de partes da alma humana, podemos apreciar a dor e o caos, transformados em beleza, sem culpa.
Mas a própria arte pode não representar absolutamente nada, a não ser a criação de uma relação entre nada e o observador. A beleza da arte depende do observador, não do objecto em si. A beleza da arte é intemporal e imaterial, tal como o é o espírito humano.

Há apenas uma arte que representa a totalidade da alma porque, tal como ela é intemporal e imaterial.

A matemática é uma representação abstracta do Universo que nos rodeia.
A Música é a matemática da Alma!

4 comentários:

  1. Este blog já teve outro nome?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está bem. É que quanto mais o leio, mais me faz lembrar de um outro que: Falava do desapego e do que se encontrava para lá dele - a essência, a simplicidade, o amor descomprometido que, de tão grande, fazia com que se respeitasse e amasse tudo e todos.

      Eliminar
    2. O amor, quando verdadeiramente assimilado para além das barreiras do ego têm o condão de se tornar universal. Se todos somos restos da estrela que nos ilumina, tudo o que fizermos, consciente ou inconscientemente que prejudique outro ser acabará ultimamente por prejudicar todo o colectivo. O respeito e o amor derivam da consciência da unicidade.
      Pelo que diz, é alguém sensato. Agradeço a comparação.

      O género que me quiserem atribuir não deve ter qualquer peso na interpretação das palavras escritas.

      Eliminar