O Homo Sapiens Sapiens não é um animal particularmente fascinante.

Não é o mais forte, nem o mais rápido, nem o mais flexível, nem sequer o mais violento!

O ser humano é um animal mediano e medíocre.

A única coisa que tem a seu favor é a inteligência que opta frequentemente por não usar.
Assim sendo, o facto de o próprio ser humano se considerar o pináculo da criação pode levara que se faça a pergunta:
-Porquê?
Se há um Criador e este criou todo o universo para a humanidade, porque não fazê-lo para um animal superior? 
A resposta a isto, a acreditar nos textos que são sagrados para quase um terço dos habitantes do planeta, é que o criador não seria, também ele, um animal superior.

“E Deus disse: Façamos o Homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, as aves dos céus, e sobre o Gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se mova sobre a terra” – Génesis 1-26

Teria sido então o Homem, criado do barro primordial, feito à imagem e semelhança de Deus. Isto implica que se o Homem quer ver Deus bastará olhar-se ao espelho

Isto é reforçado por algo escrito mais à frente:

“Então disse o Senhor Deus: Eis que o Homem é como nós, sabendo o bem e o mal; ora que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida e o coma, e viva para sempre” Genesis 3-22

YHVH teria proferido estas palavras, ou aproximadas a estas uma vez que há fortes discrepâncias entre traduções, para os outros Elohim.

Todos os seres humanos têm a centelha divina. Mas porque foram então criados?

Se toda a criação é atribuída a Deus, nada do que o ser Humano cria é de sua autoria. Quanto muito redescobre algo já criado, uma ideia pré-existente no Universo, e dá-lhe forma. A ser assim, nada foi criado pela humanidade, tudo pelo criador. Tudo o que foi produzido nas artes e nas ciências existia já à espera de ser redescoberto e todas as honras e glorias dadas aos autores são vãs, uma vez que não criaram, apenas canalizaram a criação!

Mas há uma outra hipótese. Se a Humanidade foi criada à imagem e semelhança do criador, então talvez os Humanos sejam eles próprios criadores. Não seria exequível que o ser Humano tenha sido criado para ele próprio criar, para, com o devido tempo, se tornar ele próprio um Deus?

Não será cada acto de criação uma revelação da divindade que habita cada ser humano?

Se calhar o que falta é abandonar a mediocridade do animal Humano e abraçar a divindade do espírito Humano, esse sim, superior quando não amarrado pelas restrições do desejo e da posse!

4 comentários:

  1. Não é se calhar, é mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então porque louva a sociedade a mediocridade? Porque é que se prefere a banalidade em detrimento do divino? Porque se louva a apatencia e não a essencia?

      Eliminar
    2. Parece-me uma questão de condicionamento. Ainda há uma maioria que não pensa pela sua cabeça, infelizmente.

      Eliminar
  2. ...e há, se calhar, uma minoria que quer que as coisas se mantenham assim...

    ResponderEliminar