Estende a mão e toca a fé

O teu próprio Jesus pessoal
Alguém que ouve as tuas orações
Alguém que se importa
O teu próprio Jesus pessoal
Alguém que ouve as tuas orações
Alguém que está lá

Sentes-te desconhecido
E está completamente só
Carne e sangue
Ao pé do telefone
Levanta o auscultador 
Eu faço de ti crente

Escolhe o segundo melhor
Põe-me à prova
As coisas que tens no peito
Precisas de confessar
Eu vou cumprir
Sabes que eu sou um perdoador

Estende a mão e toca a fé

Depeche Mode – Personal Jesus – Violator – 1990


A maioria das religiões professa um Deus pessoal. E a maioria dos humanos acredita em religiões baseadas no Deus de Abraão, Isaac e Jacob, chamem-lhe YHWH, Alá, Adonai ou simplesmente Deus.
A crença num Deus pessoal implica a intervenção de Deus na vida de cada um. É o Deus que, incompreensivelmente, escolhe meia dúzia dos seus filhos, uma vez que toda a humanidade seria descendente do mesmo casal, em detrimento de todos os outros que não acreditavam em si porque, simplesmente, ele apenas se revelou aos seus escolhidos.
É o Deus que dizima os Filisteus e os exércitos Egípcios. O Deus que fica Irado. O Deus que castiga o seu povo quando este deixa de lhe obedecer cegamente, deixando inclusive que o seu templo seja destruído. O Deus que tem tantas características Humanas que o facto de ter criado a Humanidade à sua imagem e semelhança ganha algum relevo.
O Deus que é tão pessoal que sabe quando um cabelo cai da cabeça de alguém.

Depois há o Deus de Espinoza. O Deus que criou o universo e quer que ele seja desfrutado. O Deus que quer que se viva, pois apenas vivendo se consegue atingir a plenitude do ser. O Deus que é o próprio universo, e que por isso não precisa de templos, porque todo o universo é o seu templo, o seu corpo, a sua essência.

Provar que qualquer um deles exista é impossível, tanto como é impossível provar que não existem. Aliás, provar que alguma coisa não existe é extraordinariamente complicado. 
Alguém pode apresentar provas de que, por exemplo, não existem pegasus?
Alguém pode apresentar provas de que não existem extra-terrestres?
Alguém pode apresentar provas de que não existe o bicho-papão?
Ninguém.
Ninguém o pode fazer pelo simples facto de o Universo ser infinito, ter um número infinito de galáxias, cada uma com milhares de milhões de estrelas.
O número de planetas que existem no Universo será, pela própria definição do universo, infinito. Portanto, ainda que apenas uma pequena percentagem consiga albergar vida como a conhecemos, qual seria o número, em termos de possibilidades, à escala do Universo?
Alguém pode afirmar que não existem pegasus em algum lugar? E unicórnios? E minotauros? E extraterrestres cinzentos, ou verdes com antenas, ou reptilianos, ou insectoides? Ou mesmo o bicho-papão? Ou até, como nos livros do Douglas Adams, vasos de petúnias conscientes e colchões animais, ou árvores que dão como frutos chaves ou puxadores de portas?
Ninguém. Quem o fizer estará a ser intelectualmente desonesto.

Mas o contrário também é verdade. Por enquanto ainda ninguém conseguiu provar que existem. Se bem que, num tribunal comum, teria de ser aceite que extra-terrestres e OVNIs existem, uma vez que o volume de testemunhos vindos de pessoas credíveis é demasiado grande para ser ignorado, bem como o número de registos de ocorrências estranhas detectadas por máquinas, como radares, que não se deixam influenciar. Se num tribunal se vai além da dúvida razoável com base em testemunhos credíveis, a hipótese, por mais improvável que seja, tem de ser considerada.
Quando a humanidade, nesta infância tecnológica, já pisou a Lua e se prepara para pisar Marte quando ainda nem conseguiu dominar o seu próprio planeta nem resolver as suas divisões, o que não alcançaria uma civilização tecnológica milhares ou milhões de anos mais avançada?

E, não é verdade que qualquer tecnologia suficientemente avançada se poderá confundir com milagres e magia?
Se qualquer um Humano moderno viajasse para trás no tempo e aterrasse no meio de uma tribo de Homo-Erectus, tirasse um vulgar isqueiro do bolso e produzisse fogo à sua vontade, não seria reverenciado e temido?

6 comentários:

  1. Pois... Ser ou não ser - Quem o pode afirmar?

    Por vezes, dou comigo a pensar, que não passamos de um sonho, no sonho de alguém - que no final nem existimos - vá-se lá saber....

    Boa tarde para si

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Nesse caso talvez seja interessante saber que vários Físicos Teoricos propuseram já uma teoria, subscrita por muita gente, inclusive o patrão da Tesla Motors, Elon Musk, de que o universo é apenas uma gigantesca simulação.

      Mas creio que esta será uma teoria tão fácil de provar ou desacreditar como a existência do Bicho-Papão. O que não quer dizer que não possa ser a hipótese certa.

      Eliminar
  2. Como certo, só e apenas, dúvidas, interrogações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somente.
      Algumas ideias pessoais do que estará mais ou menos certo, mas são só isso mesmo: pessoais.
      Mas, sem certezas, mesmo essas são só conjecturas.

      Eliminar
  3. Todos estes temas que tem abordado têm me despertado muita curiosidade. Hoje estive a ver uma entrevista ao físico quântico Ami Goswami que me despertou também a curiosidade de ler os seus livros. Deixo aqui o link da entrevista caso lhe interesse ver :) https://www.youtube.com/watch?v=e-aDYAezrps



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço. Vou ver logo que possível.

      Eliminar