Se não existisse tempo, existiria a Luz?

10 comentários:

  1. Mas não é por existir a luz que existe o tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A luz é uma onda. A sua cor varia conforme a frequência dessa onda. As ondas só são mensuráveis no tempo. Se não existir tempo, não há comprimento de onda. Daí a pertinencia da pergunta.

      Eliminar
  2. A pergunta é pertinente sim mas, antes de se saber medir a luz, ela já existia, certo? Ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  3. Não é uma questão de medição, mas a própria natureza da luz. O nome que damos é irrelevante porque a luz é sempre uma onda. Como medimos o comprimento é irrelevante.
    Mas se não havia tempo, não havia onda. Se não havia onda, havia luz?

    ResponderEliminar
  4. Continuo a pensar que havia luz, e um dia inventamos o tempo e as medições

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, se sem tempo não há movimento, não há dinâmica, não há repetições, logo, não há frequência e a luz é uma frequência, não estática, dinâmica, como poderia existir sem o tempo? Não será o tempo o factor primordial para que algo aconteça, nem que seja a vibração de um fotão numa frequência que o faz emitir luz visível ou invisível?

      Eliminar
  5. É matéria que não domino, reajo de modo simplista e, por isso mesmo erróneo.
    Por exemplo: O tempo existe para nós mortais, tal como o sistema métrico, para exemplificarmos um montão de coisas, mas isso, só por si, garante que o tempo existe?
    Não sei se me explico direito mas, é mais ou menos assim - o tempo passa? ou nós passamos pelo tempo?

    ResponderEliminar
  6. O sistema métrico existe baseado na circunferência da terra. Mas antes de termos convencionado o sistema, a circunferência da terra já existia por si só, sem ter necessidade alguma de ser medida.
    Convencionamos as horas, minutos e segundos baseados num estranho sistema duodecimal, com base na duração de um dia, mas o dia já existia antes da convenção.
    A gravidade já existia antes da maçã cair na cabeça de Sir Isaac Newton.

    Dito isto, a nível quântico o tempo e a matéria tornam-se coisas estranhas, levando os físicos a postularem que, de facto, o tempo não existe! Além disso, o facto de o tempo ser influenciado pela outras forças, como a gravidade, capaz de distorcer o tempo e o espaço, levou a grandes confusões nessa matéria do tempo.

    Tal como a supersimplificação da teoria da relatividade geral que acabou num comum "tudo é relativo", também a questão do tempo não existir provém de uma supersimplificação daquilo que se passa a nível quântico.

    Mas, simplificando, como alguém disse, o tempo não existe, mas os relógios existem!

    Ainda assim, eis mais uma questão pertinente, ainda que em qualquer dos casos a existência do tempo não seja posta em causa.

    ResponderEliminar
  7. A luz desloca-se a uma velocidade medida em tempo... o tempo, é um parâmetro que apenas nos ajuda na compreensão das coisas... de todas as coisas... é inerente a tudo... mas não tenho a menor dúvida... que a criação primordial... veio de uma Luz... sem tempo, antes dela...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo a teoria M as coisas são bem mais estranhas. Algo existia antes e a matéria do nosso universo teria sido criada pela colisão entre dois universos paralelos dentro de um multiverso, sendo a energia dessa colisão o Big Bang! E se havia movimento, por forma a propiciar a colisão, tinha de haver tempo...
      ...embora com regras diferentes do tempo que temos neste universo!

      Eliminar