Do que está escrito abaixo pode-se inferir que, caso a Teoria das Supercordas se venha a verificar, todas as possibilidades de tudo são válidas até ao infinito.

Tudo o que já foi concebido ou possa vir a ser, todas as ideias, todos os pensamentos, todos os personagens, todas as histórias são reais em algum ponto do Multiverso.

Isso quer dizer que se torna impossível negar a existência do Deus de Espinoza, de YHWH, de Zeus e Afrodite e Eros, de Valhalla por onde se passeiam Odin e Thor e Loki, de Shiva, De Rá e Isis e Osíris e Set, do Tom Sawyer e Huckelberry Finn, do Capitão Nemo, de homenzinhos verdes de Marte ou até mesmo de vasos de petúnias cientes e cachalotes voadores. Tudo isto é certo num Multiverso de infinitas possibilidades, ainda que qualquer hipótese exista apenas em um, remoto e distante.

Talvez esta conclusão seja desconcertante demais. Deus existe. Pode não existir no Universo como o conhecemos, mas existe algures num Multiverso que está, pelo menos por ora, vedado ao Homo Sapiens Sapiens.

No entanto há mais uma coisa que é desconcertante e que foi inesperada para a ciência. O observador e as suas expectativas têm o potencial para alterar o resultado de uma experiência. Ou seja, a mesma experiência conduzida sob as mesmas condições por duas pessoas diferentes com expectativas diferentes poderá dar resultados diferentes de acordo com as expectativas. Aparentemente, a nível quântico, a energia que se direcciona e canaliza sob forma de expectativa positiva ou negativa influenciam e interagem com outras energias, e matéria é energia.

Alguns chamariam a isto Fé! A tal Fé que tem o poder de mover montanhas.

4 comentários:

  1. A minha montanha é enormíssima ou a minha fé pequena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e ainda assim muda o mundo um bocadinho a cada dia, e com ele o Universo e, que sabe, o multiverso, sem sequer se dar conta. O que acha que aconteceria se tivesse essa fé, não num Deus, pessoal ou não, mas na sua capacidade de mudar o mundo, que é algo que já faz de facto?

      Eliminar
  2. Agora a minha pouca fé sumiu - Eu, nem o meu mundinho consigo mudar.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diga antes que não o consegue mudar para onde quer, porque talvez a sua vontade seja contrária à de outros e como tal há uma anulação do efeito. Mas muda efectivamente. Muda o mundo apenas por respirar, ao queimar oxigénio do ar.
      Efeito insignificante?
      Talvez...
      Mas não obstante, a dinâmica do Universo não será composta pela brutal soma de todos os pequenos nadas?

      Eliminar